quinta-feira, 22 de março de 2012

Terrário: lindo, alegre e fácil de fazer!

Oi! Recentemente aluguei um apê aqui na capital do RS e ele ainda está meio vazio, então com uma certa frequência compro revistas sobre decoração e aproveitamento de espaços. Eis que estava lendo a "Decorar mais por menos" edição n° 17, R$ 4,90 quando me deparei com um passo a passo de um terrário. Achei super elegante e fácil de fazer, além de se tornar barato e não exigir manutenção periódica.
Versão miniatura: Terrários são lindos, alegres, fáceis de fazer e, depois de prontos, decoram com simplicidade.
O terrário pode ser confeccionado em potes de vidro ou plástico. Também pode ser adaptado em uma lâmpada, como este, que ensinarei a vocês como fazer. E o melhor: Você vai gastar no máximo R$ 10,00.

Para a primeira etapa você vai precisar de uma lâmpada incandescente estragadaalicate de bicochave de fendatesourabases de siliconeluvas e óculos de proteção. Também, para facilitar a limpeza, um pedaço de papelão ou folhas de jornal. E para a segunda etapa você precisa de areia ou pedrinhaspinça longamusgo preservado ou artificialplantas parasitas e algum enfeite que combine com seu estilo e a estética do terrário. 
Com o alicate de bico remova a ponta de metal da lâmpada. Vá dobrando suas bordas até que consiga agarrá-la com o alicate e então puxe-a. Segure a lâmpada com firmeza e, com o alicate, remova o vidro preto até revelar-se o metal e o interior da lâmpada. Coloque as luvas, ao menos na mão que segurará a lâmpada enquanto com a outra mão, com a chave de fenda, vai removendo o miolo da lâmpada. Pelas bordas, quebre o vidro até que se solte por completo e então com o alicate o retire o miolo. Retire possíveis rebarbas de vidro e limpe o interior da lâmpada. Coloque as bases de silicone no bulbo, já observando a inclinação que quer dar ao terrário. Dica: o terrário não pode ser horizontal demais, pois a terra pode cair com leves toques, além de dificultar um pouco a segunda etapa.

Coloque a areia dentro da lâmpada. Você pode fazer isso com uma colher, mas o melhor é com um funil ou com a ajuda de um papel dobrado como na foto acima. Tenha em mente as proporções do que escolheu para fazer seu terrário e coloque a quantidade necessária de areia. Repouse o musgo, com ajuda da pinça, sobre a areia cobrindo ou não a superfície, isso fica ao seu critério. Após, posicione a plantinha sobre o musgo. Adorne o cenário de seu terrário com algum enfeite pequenino.

Depois de fechar o vidro, o ciclo começa. A água penetra pela raiz e é liberada por meio das folhas, pela evaporação.

Como o espaço não é suficiente para absorver todo o vapor que fica nas paredes e no teto do recipiente, quando a umidade chega ao ponto em que a terra já não consegue absorver a água (saturação), ocorre uma espécie de chuva que devolve a água ao solo.
O terrário se mantém sozinho, mas verifique toda semana se é necessário colocar um pouco de água. Deve-se ter o cuidado de não exagerar na água, para as raízes das plantas não apodrecerem.
Você pode colocar mais plantas ou substituí-las. Gostaram? Espero que sim!!!

10 comentários:

Ana Karoline Volz disse...

Ficou lindo... super simples de fazer e é uma ótima decoração ;D

beiju

Juliana Mazin disse...

Muito interessante e legal essa ideia,não sabia como funcionava.Obrigada por compartilhar!!

Ana Carolina Volkmann disse...

Legal! Adorei!

Jana Canalli disse...

Adorei! Bem diferente e interessante... vou correr fazer,é uma decoração diferente e muito linda!

Pri disse...

Ai que lindo, nunca tinha visto um desses, achei original e interessante .

Priscila Lucas disse...

Adorei a dica,pena que sou um pouco desastrada
acho que vou quebrar.

Garras coloridas disse...

aiii q fofo, lindo demais !

Paty disse...

Que lindo!
Adoro dicas para reaproveitar objetos esquecidos em casa... e caprichar na decoração!

Anônimo disse...

Que coisinha mais linda, ótimo para decorar e não sai muito caro,além de ser uma terapia!!

Day. disse...

nossa que criativo,achei muito interessante *0*

Postar um comentário